Proposta de classificação da formação especializada em saúde em Espanha: uma taxonomia metodológica para treinamento especializado)

Autores

  • José Saura Llamas Doctor en Medicina y Cirugía. Especialista en Medicina Familiar y Comunitaria. Diplomado en Sanidad. Master en gestión de la calidad de los servicios de salud. Ex Tutor, Ex Técnico Docente y Ex Jefe de Estudios de la Unidad Docente Multiprofesional de Atención Familiar y Comunitaria de las áreas 6, 9 y 5 de Murcia. Servicio Murciano de Salud. Murcia, España.
  • Eduardo Romero Sánchez Licenciado y Doctor en Pedagogía por la Universidad de Murcia. Profesor Titular del Departamento de Teoría e Historia de la Facultad de Educación. Universidad de Murcia. Murcia, España. Presidente de la Red Iberoamericana de Investigación para el Desarrollo de la Identidad Profesional Docente (RIDIP-AUIP)

DOI:

https://doi.org/10.62514/amf.v27i2.135

Palavras-chave:

Situação educacional, Residência, Espanha

Resumo

Este artigo contém uma classificação dos conteúdos da Formação Especializada em Saúde (FES) integrada ao sistema de Internato Médico Residente na Espanha que pretende ser exaustivo e rigoroso do ponto de vista pedagógico. É inclusiva, em relação a outras classificações parciais relacionadas, e se baseia em um modelo pertinente e realista, com a ideia de introduzir um modelo racional e pedagogicamente correto com o FSE espanhol. Este trabalho visa oferecer uma classificação dos conteúdos, em sentido amplo, do FSE a todos os profissionais nele envolvidos, para que possa ser utilizada para solucionar algumas das necessidades educacionais atuais.

Publicado

2025-04-01

Como Citar

Saura Llamas, J., & Romero Sánchez, E. (2025). Proposta de classificação da formação especializada em saúde em Espanha: uma taxonomia metodológica para treinamento especializado). Archivos En Medicina Familiar, 27(2), 93–100. https://doi.org/10.62514/amf.v27i2.135

Edição

Seção

Artículos Especiales