Transtorno do espectro do autismo em pré-escolares: características e fatores de risco associados em uma Unidade de Medicina Familiar em Mexicali, Baixa Califórnia, México

Autores

  • Diego Alejandro Cossío Ramírez Unidad de Medicina Familiar (UMF) Número 16, Mexicali Baja California. Instituto Mexicano del Seguro Social (IMSS).
  • Madtie de León Aldaba Unidad de Medicina Familiar (UMF) Número 16, Mexicali Baja California. Instituto Mexicano del Seguro Social (IMSS).
  • María Elena Haro Acosta Docente en Universidad Autónoma de Baja California (UABC), Facultad de Medicina Mexicali.
  • Rafael Iván Ayala Figueroa Docente en el Instituto Tecnológico Nacional de México (TecNM), Campus Mexicali. Baja California.
  • Laura Elena Monge Siordia Médico Pediatra. Consultorio privado, Mexicali Baja California.México.

DOI:

https://doi.org/10.62514/amf.v27i1.116

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Sofrimento Fetal, Medicina de Família

Resumo

Objetivo: Determinar as características e fatores de risco associados ao Transtorno do Espectro Autista em crianças de 3 a 6 anos. Métodos: Estudo retrospectivo em prontuários clínicos de crianças de 3 a 6 anos com diagnóstico de transtorno do espectro do autismo em 2022 na Unidade de Medicina de Família nº 16 de Mexicali, Baixa Califórnia, do Instituto Mexicano de Seguridade Social. As variáveis ​​estudadas foram: idade, sexo, histórico familiar com transtorno do espectro do autismo e idade avançada dos pais, histórico perinatal e tratamento. Resultados: foram observados 39 casos de pacientes de 3 a 6 anos. Predominaram: sexo masculino 70,39%, idade média 5,08 anos, histórico de familiar com autismo 59% e pais idosos 15,4%; história de prematuridade 7,7% e sofrimento fetal 17,9%. Tratamento farmacológico 74,4% e estimulação em 28,2%. Conclusões: Os fatores de risco mais frequentemente associados ao autismo foram história familiar deste problema, sofrimento fetal e prematuridade. A maioria realizou tratamento farmacológico e terapia de estimulação precoce, quase um terço dos pacientes.

Publicado

2025-01-15

Como Citar

Cossío Ramírez, D. A., de León Aldaba, M., Haro Acosta, M. E., Ayala Figueroa, R. I., & Monge Siordia, L. E. (2025). Transtorno do espectro do autismo em pré-escolares: características e fatores de risco associados em uma Unidade de Medicina Familiar em Mexicali, Baixa Califórnia, México. Archivos En Medicina Familiar, 27(1), 23–26. https://doi.org/10.62514/amf.v27i1.116

Edição

Seção

Artículos Originales

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)